quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Oitava Aula - Cotas em AutoCad

Na passada aula de dia 15 de Novembro, tendo eu chegado um pouco atrasado, não consegui assistir à grande parte do início da aula, não sabendo portanto, o que aconteceu.

Quando cheguei à sala de aula, estava a ser tratado o assunto da colocação de cotas nos desenhos rigorosos feitos em AutoCad. Tais cotas nos desenhos ajudam a perceber as medidas de cada traço/linha recta, curva, raio/diâmetro de circunferência, arco, etc. Foi-nos ensinado o modo de personalizar a letra de cada cota de forma a ficar inteiramente ao nosso gosto, incluindo o estilo de letra, a cor, o tamanho e a posição do texto. Devido a todas estas alterações face ao estilo de letra predefinido, foi-nos pedido que criássemos um estilo de letra totalmente novo, atribuindo-lhe o nome do aluno.

De seguida, tratámos do preenchimento de uma das figuras presentes no ficheiro sobre o qual estávamos a trabalhar as cotas. A figura, que seria um pentágono, deveria ser preenchida através do comando "hatch" e, selecionando em seguida, o tipo de padrão de preenchimento, completando assim o exercício.

Foi-nos também apresentado o exercício do semestre, o qual consistirá na execução de um pormenor construtivo, utilizando para tal, o programa usado até agora durante as aulas: AutoCad.

Foi assim determinado o final desta aula.

Sétima Aula - Continuação de Modelação em 3D

Na passada aula de dia 8 de Novembro, começámos por refazer o exercício do dado, desta vez completando-o.
 
A sua construção foi relativamente acessível e fácil de se fazer. Muito resumidamente, tratava-se da criação de um cubo, seguido de uma grelha repetida em cada uma das faces, a qual serviria para a construção de pequenas esferas, as quais seriam subtraídas ao cubo inicial, apresentando entao o resultado final.
 
Finalmente, voltámos a pegar na situação de impresso do modelo através da opção de "layout", procedendo à execução de planos de corte. Estes serviriam para executar cortes e plantas (a diferentes alturas) do objecto criado. E assim terminámos o exercício do dado em 3D, o que ditava também o final da aula.

Sexta Aula - Início de Criação 3D

Na passada aula de dia 25 de Outubro, iniciámos a aula pela visualização de um possível resultado de impressão em layout, usando o exercício de polígonos, já feito em diversas aulas anteriores.

Avançámos então, para a construção de uma parábola (exercício ja iniciado na aula anterior), o que nos introduziria à modelação de elementos em 3D, utilizando o programa AutoCad. Tal elemento, ja iniciado na aula anterior, provou ser bastante simples de ser realizado e provou ser a melhor forma de nos introduzir na criação 3D.

Por fim, a aula prosseguiu à criação de um dado, também este em 3D, mas apenas houve tempo para criar o cubo inicial e uma das pintas na face superior. Tal exercício ficou de ser acabado na aula seguinte.

Quinta Aula - Impressão em AutoCad (layout)

Na passada aula de dia 18 de Outubro, procedemos de novo à construção de um tabuleiro de xadrez (como o que havia sido criado na aula anterior a esta), mas recorrendo a uma macro. Deste modo, o tabuleiro seria criado apenas com um comando no AutoCad.

Posteriormente, aprendemos como se faz uma preparação do modelo de AutoCad para impressão. Para tal, alterámos a opção de "Model" para "Layout". Nesta fase da aula, foi-nos mostrado como fazer a impressão do modelo, em várias vistas diferentes, na mesma folha. Desta forma, é-nos facilitado a impressão de, por exemplo, um projecto arquitectónico.

Por ultimo, a aula terminou com a iniciação da construção de uma parábola em AutoCad. Tal exercício não chegou a ser concluído, no entanto, todos os passos da construção do elemento se demonstraram ser bastante acessíveis.